Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante Atual
Início do conteúdo da página

Comandante Atual

CURRICULUM VITAE

Coronel RÉGIS Rodrigues Nunes

- Ao ser nomeado para o cargo de Comandante e Diretor de Ensino do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de Belo Horizonte, o Coronel de Cavalaria RÉGIS Rodrigues Nunes estava servindo no Centro de Doutrina do Exército no Comando de Operações Terrestres, sediado em Brasília-DF.

- Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2016.

- Nascido em 7 de Julho de 1971, na cidade de Porto Alegre - RS, é filho de Osvaldo de Oliveira Nunes (falecido) e de Tereza Rodrigues Nunes.

- O Cel Régis estudou no Colégio Militar de Porto Alegre durante 7 anos, no período de 1982 a 1988, onde realizou o Curso de Formação de Reservista em 1988. 

- Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1989, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ.

- Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em 28 de novembro de 1992, sendo classificado no 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Conde de Porto Alegre, em Uruguaiana-RS, onde desempenhou, durante 02 anos, as funções de oficial subalterno.

- Desempenhou ainda as funções de oficial subalterno, comandante de subunidade, oficial de treinamento físico militar e oficial de inteligência no 20º Regimento de Cavalaria Blindado no período de 1996 a 1999.

- Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2000, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2008-2009 e a Escola Superior de Guerra Núcleo Brasília em 2018, onde realizou o Curso de Altos Estudos em Defesa.

- Foi Subcomandante do 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Esquadrão Anhanguera, no triênio 2001-2002-2003, sediado em Pirassununga-SP, onde desempenhou também as funções de Oficial de Operações, Oficial de Inteligência e Oficial de Treinamento Físico Militar.

- Comandou em duas oportunidades: o Esquadrão de Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em 2006-2007, sediado em Dourados-MS. E o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Solon Ribeiro, em 2015-2016, sediado em Amambai-MS.

- Foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no biênio 2004-2005; da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no biênio 2013-2014 e da Academia Militar das Agulhas Negras, no ano de 2017.

- Como Oficial de Estado-Maior, chefiou a 2ª Seção do Estado-Maior da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Lobo D’Almada, em 2010, sediada em Boa Vista-RR.

- No biênio 2011-2012, realizou o Curso de Estado-Maior na Escola Superior de Guerra do Exército Argentino e desempenhou as funções de Instrutor desta escola e Oficial de Ligação do Exército Brasileiro.

- Na área administrativa, desempenhou as funções de Ordenador de Despesas no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Solon Ribeiro, em 2015-2016, e Comandante do Corpo Administrativo da Academia Militar das Agulhas Negras, em 2017.

- Realizou como principais estágios e cursos os seguintes: Escalador Militar, Básico de Montanhismo, Instrutor de Educação Física, Operações Aeromóveis, Socorrista e Resgate, Instrutor de Tiro na Força Aérea, Preparação para Missões de Paz, Adaptação à Vida na Selva e Operações na Selva.

- É credenciado nas línguas inglesa e espanhola, pelo Centro de Estudos de Pessoal (CEP).

- Foi condecorado com os distintivos de Comando Prateado e Dourado e com as Medalhas Militar de Ouro, Corpo de Tropa Bronze, Pacificador, Osório “O Legendário”, Ordem do Mérito Militar – Grau Cavaleiro, Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Oficial, Mérito Tamandaré e Marechal Trompowsky. no exterior, foi condecorado com a Medalha “Recompensa ao Mérito à Fraternidade Militar” do Exército Argentino e condecorado como o melhor aluno estrangeiro e o melhor companheiro no Curso de Estado-Maior.

- É casado com a Srª Adriana Vasques Balbino Nunes e possui 2 filhos: Vítor e Letícia.

Fim do conteúdo da página