Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O CMBH e sua Sede
Início do conteúdo da página

O CMBH e sua Sede

Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 18h25 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 14h58 | Acessos: 2189

O Colégio Militar de Belo Horizonte - Casa Marechal Esperidião Rosas é um estabelecimento de ensino fundamental e médio, que tem por finalidade ministrar o Ensino Preparatório e Assistencial.

Integra o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) que é um dos subsistemas do Sistema de Ensino do Exército, sendo diretamente subordinado à Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA), com sede na cidade do Rio de Janeiro.

Aqui são empregadas modernas técnicas de ensino, voltadas para a formação integral do aluno, envolvendo os aspectos intelectual, psicológico, físico e moral. Esses fatores, aliados ao elevado grau de profissionalismo das pessoas que conduzem o processo ensino - aprendizagem, têm resultado no sucesso de grande percentual dos nossos alunos.

Além disso, as diretrizes e normas orientadoras do seu funcionamento têm sido atualizadas, baseadas nos princípios que norteiam o processo de modernização do ensino, em curso no Exército Brasileiro desde meados da última década, procurando acompanhar o próprio processo evolutivo do mundo atual.

O esforço no sentido do aprimoramento do processo educacional é conduzido sem abrir mão dos aspectos basilares e peculiares ao Colégio Militar e que o distinguem, quais sejam, o culto às tradições do Exército Brasileiro e a preservação dos costumes e valores da Instituição.

Sem ter a veleidade de considerar a estrutura e o processo perfeitos, a Direção do Colégio Militar tem, no entanto, a certeza de estar disponibilizando para a Nação grupos de jovens cidadãos responsáveis, conscientes e plenamente capacitados a assumir o papel que lhes cabe na sociedade mineira e brasileira.

Foto da fachada do Pavilhão de Comando e Direção do CMBH.

Sua Sede – Belo Horizonte

“Bem junto às montanhas alterosas, estão as minas do nosso lugar. E uma delas proclamamos nós, és tu Colégio Militar” ... A letra da Canção do CMBH nos remete, já no seu início, às terras que o recebem, mais especificamente à cidade das Alterosas - Belo Horizonte. Capital de Minas Gerais tem uma população com cerca de 2,3 milhões de habitantes. Foi considerada a metrópole com melhor qualidade de vida da América Latina pelo Population Crisis Commitee da ONU e a 45ª entre as cem melhores do mundo. Exibe, ainda, o diploma de "Cidade Modelo da Área Ambiental".

O CPOR/CMBH está situado na Av. Mal Esperidião Rosas, número 400, Bairro São Francisco, ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), numa das áreas mais nobres da cidade, a Região da Pampulha.

Fim do conteúdo da página