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Proposta pedagógica

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h35 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 14h35 | Acessos: 1944

O ensino no Colégio Militar de Belo Horizonte orienta-se pela legislação federal relativa aos ensinos fundamental e médio, tendo peculiaridades e características exclusivas que o identificam como integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, com suas 12 unidades, em diferentes Estados da Federação.

Fazendo parte da estrutura do Exército Brasileiro, o CMBH subordina-se diretamente à Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial, a quem cabe supervisionar, controlar, orientar e coordenar as atividades didático - pedagógicas de todos os Colégios Militares.

O ensino no CMBH compreende os ensinos fundamental e médio completos, sendo todo o processo educacional baseado nos valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro.

Em todas os anos são ministradas instruções cívica e militar, com os objetivos de contribuir para o desenvolvimento de atributos da área afetiva e despertar vocações para a carreira militar, em particular no Exército.

No ensino médio, é oferecida a oportunidade para a prestação do serviço militar inicial, por meio de um Curso de Formação de Reservistas.

Quando cursando o 3ª ano do ensino médio, o aluno pode candidatar-se a uma vaga na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e, posteriormente, ingressar na Academia das Agulhas Negras, onde se formam os Oficiais de carreira do Exército Brasileiro.

O 3ª ano do ensino médio funciona dentro de uma estrutura direcionada para os concursos vestibulares e tem apresentado índices muito bons de aprovação.

Mais do que instruir, o CMBH busca proporcionar aos seus alunos a educação integral e, para isso, trabalha com igual intensidade os domínio afetivo, cognitivo e psicomotor.

Os alunos são educados segundo os valores, os costumes e as tradições do Exército Brasileiro, convivendo em um ambiente de intenso labor intelectual e de estímulo à participação em atividades culturais, artísticas, esportivas e sociais, nas quais a ativa participação dos discentes assume o mais relevante papel.

Ao aluno do CMBH incumbe pensar, criar, pesquisar, debater, julgar, refletir e construir o próprio conhecimento, devendo, primordialmente, aprender a aprender, ocupando o centro do processo ensino – aprendizagem.

Simultaneamente, seus professores, instrutores e monitores são chamados ao desempenho do papel, não menos importante, de facilitadores da aprendizagem.

A educação integral e a era do conhecimento em que se vive impõem ao CMBH trabalhar no sentido de atingir alguns objetivos gerais que facilitam a visão de sua proposta pedagógica. A ação educacional do CMBH tem como objetivos gerais em sua proposta pedagógica:

- permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua preferência;

- desenvolver no aluno a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-o a aprender para a vida e não mais, simplesmente, para fazer provas;

- preparar o aluno para refletir e compreender os fenômenos e não para meramente memorizá-los;

- estimular nos alunos a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir, atitudes que são mais facilmente alcançáveis se as disciplinas e áreas de estudo, integradas em núcleos de conhecimento, puderem contribuir, cada uma com sua especificidade, para o estudo comum de problemas concretos ou para o desenvolvimento de projetos de investigação ou ação; e

- tornar a aprendizagem significativa como fator decisivo para o desenvolvimento dos alunos.

Por esta razão, as disciplinas e as áreas de estudo devem ser, didaticamente, solidárias para atingir esse objetivo, sendo indispensável buscar a complementaridade entre elas, a fim de facilitar aos alunos um desenvolvimento intelectual, social e afetivo mais completo e integrado.

Para atingir estas metas, a proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar do Brasil é composta dos seguintes fundamentos educacionais:

a. oferecer ao aluno ambiente sadio e agradável para proporcionar o acesso ao conhecimento sistemático universal, considerando a realidade de sua vida;

b. capacitar o aluno à absorção de conteúdos programáticos qualitativos e de pré-requisitos essenciais ao prosseguimento de seus estudos, com base no domínio da leitura, da escrita e das diversas linguagens utilizadas pelo homem, permitindo-lhe ANALISAR, SINTETIZAR E INTERPRETAR DADOS, FATOS E CÁLCULOS, para resolver situações problemas simples ou complexas, valorizando o seu desenvolvimento pessoal;

c. utilizar procedimentos didáticos e técnicas metodológicas que conduzam o aluno a OCUPAR O CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A CONSTRUIR COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR (FACILITADOR DA APRENDIZAGEM), O PRÓPRIO CONHECIMENTO, fruto de abordagens seletivas, contextuais, interdisciplinares, contínuas e progressivas;

d. estimular no aluno o desenvolvimento de atitudes crítico-reflexivas, espírito de investigação, criatividade, iniciativa e respeito às diferenças individuais, conduzindo-os a APRENDER A APRENDER E APRENDER A PENSAR;

e. conduzir o aluno a compreender o significado das áreas de estudo e das disciplinas, enquanto participante do processo histórico da transformação da sociedade e da cultura, desenvolvendo a sua autonomia, valorizando o conhecimento prévio, suas experiências e as relações professor-aluno e aluno-aluno, conscientizando-os de que A APRENDIZAGEM ADQUIRIDA É MAIS IMPORTANTE QUE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE AFERIÇÃO ESCOLAR; e

f. desenvolver no aluno atitudes, valores e hábitos saudáveis à vida em sociedade, num ambiente no qual todos possam:

1) COMPREENDER E RESPEITAR OS DIREITOS E DEVERES da pessoa humana, do cidadão patriota, da família, dos grupos sociais, do estado e da nação brasileira;

2) acessar e dominar recursos científicos relevantes que lhes permitam SITUAR-SE CRITICAMENTE DIANTE DA REALIDADE , assumindo responsabilidades sociais;

3) preparar-se para PARTICIPAR PRODUTIVAMENTE DA SOCIEDADE , no exercício responsável de sua futura atividade profissional; e

4) praticar a atividade física buscando o seu DESENVOLVIMENTO FÍSICO E A CRIAÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA O CORPO , inclusive com a prática de esporte.

A proposta pedagógica deverá estar conectada com a execução de projetos educacionais aprovados pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) e desenvolvidos nos demais Colégios Militares.

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