Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Significado do Símbolo do CMBH
Início do conteúdo da página

Significado do Símbolo do CMBH

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 13h42 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 13h42 | Acessos: 670

A Estrela de cinco pontas, símbolo dos Colégios Militares, representa a vitória e o castelo representa as fortificações, bem como é o símbolo da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.

A vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil impôs a necessidade de reforçar as fortificações, que existem até os dias de hoje, em pontos estratégicos do litoral brasileiro e nos longínquos rincões de nossas fronteiras. Para esse projeto, houve a convocação dos melhores nomes da engenharia portuguesa, que acabaram por constituir o embrião da engenharia militar brasileira. Da natureza de seu trabalho, surgiu o símbolo da Arma – o tradicional “castelo”.

O Estandarte do Colégio Militar do Rio de Janeiro, criado em 1933, no Comando do Marechal Esperidião Rosas (décimo primeiro comandante daquele Colégio Militar e personalidade que empresta seu nome ao logradouro do CMBH e ao próprio Colégio) já ostentava a inédita estrela vermelha. Em seguida, a estrela passou a ser usada no distintivo da gola, das diferentes coberturas (barretinas, capacetes, quepes e gorros) e na fivela do cinto dos uniformes dos alunos, adotados por todos os Colégios Militares, na medida em que foram sendo criados. O vermelho, que colore o fundo da estrela, representa o sangue dos heróis da Guerra da Tríplice Aliança, derramado em solo platino.

Texto adaptado: Cel Marcelo de Oliveira Santos – Setembro de 2012.

Fim do conteúdo da página