A Avaliação Diagnóstica (AD) tem como objetivo analisar os pré-requisitos necessários para a matrícula no ano pretendido, conforme está previsto na legislação em vigor (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Regulamento dos Colégios Militares, e Regimento Interno dos Colégios Militares).
A Seção de Apoio Pedagógico (SAP) é a responsável pela organização, elaboração, aplicação e divulgação dos resultados.
A Seção Psicopedagógica é a responsável pela devolução das Avaliações dos alunos inaptos aos responsáveis, juntamente com a Seção de Apoio Pedagógico, em data pré-estabelecida.
A Avaliação Diagnóstica é composta por provas de Língua Portuguesa e Matemática e é aplicada em todos os anos do Ensino Fundamental e Médio. É elaborada pelos professores das respectivas disciplinas e passa pela avaliação de seus coordenadores, do Chefe da Seção de Apoio Pedagógico e do Chefe da Divisão de Ensino.
A “AD” não tem caráter eliminatório e/ou classificatório. Seu objetivo é identificar possíveis dificuldades que possam surgir no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de nossos alunos. É um meio de conhecimento e reconhecimento das competências e habilidades demonstradas pelos alunos assistidos que visam ao ingresso no Sistema Colégio Militar do Brasil. São atribuídos 03 (três) pareceres as Avaliações: APTO ao ano pretendido, APTO COM RESTRIÇÕES ao ano pretendido e INAPTO ao ano pretendido.
Os alunos INAPTOS e os APTOS COM RESTRIÇÔES ao ano pretendido terão acompanhamento da SAP (Seção de Apoio Pedagógico) e da Seção Psicopedagógica, objetivando resgatar, nos discentes, estruturas cognitivas prejudicadas por todo um histórico escolar deficiente, buscando os pré-requisitos necessários que lhes permitam acompanhar o conteúdo ministrado nas aulas regulares.
Avaliação Diagnóstica de anos anteriores
2023
PROVAS DE MATEMÁTICA | GABARITO | PROVAS DE PORTUGUÊS | GABARITO |
2022