Banda de Música
Os dois primeiros versos da segunda estrofe da Canção do CMBH exaltam o Colégio da seguinte maneira: as tuas riquezas tão perenes: educação, cultura e saber. E é nessa segunda riqueza que a Banda, enquanto clube de arte e associação de alunos, trabalha ao atrair um estudante recém-chegado às nossas instalações, prestes a traçar sua jornada.
Em primeiro lugar, fica claro que a disciplina é uma das virtudes mais importantes para a realização de qualquer ofício, seja artístico ou não. É por isso que a banda, com ensaios curtos, porém diários pela manhã e com ensaios longos e semanais pela tarde, incentiva o estudo e a prática de músicas novas, apresentando-as em conjunto. Assim, a motivação para executar com excelência a tarefa, à qual os alunos músicos foram destinados, continua acesa e viva.
Também é válido mostrar que a Furiosa funciona como um organismo vivo. Cada aluno, ao escolher seu instrumento, ocupa uma função específica, única e essencial de modo que a sua ausência seja sentida pelo conjunto e dificulte o bom funcionamento da banda como conjunto. Dessa forma, percebe-se outro fator em que a Banda exerce trabalho: a ordem.
Ao analisar, então, como essa associação funciona, mostra-se clara a sua importância. A Banda de Música do CMBH, em parceria com o Sgt Wagner, é essencial na formação de um aluno que, ao fim de sua jornada, olha para trás com uma sensação de orgulho e de dever cumprido.