Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grêmios > Grêmio da Marinha
Início do conteúdo da página

Grêmio da Marinha

Acessos: 672

Características da Marinha do Brasil e do seu Patrono

 A Marinha do Brasil é um dos três ramos das Forças Armadas do Brasil responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América latina e a segunda maior da América. A Armada atua não somente protegendo nosso extenso litoral, mas também nos rios e lagos em todo o Brasil. Além disso, conta com uma poderosa e bem adestrada Força Anfíbia, o Corpo de Fuzileiros Navais.

Hoje, bem equipada, no que tange à qualidade, a Marinha desempenha o papel reservado do Poder Naval em tempo de paz, funcionando como elemento dissuasor ao estabelecer um custo elevado a eventuais opções militares de adversários em potencial, respaldando a ação política do governo no campo das relações internacionais e mantendo-se atualizada, pronta a se expandir quando necessário.

O Patrono da Marinha do Brasil é o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Toda sua vida foi dedicada a ela, em um período crítico da História do País. Desde muito jovem, participou ativamente da formação do Brasil, destacando-se por seus feitos notáveis. Foi parte importante de uma geração de marinheiros, guerreiros e estadistas a quem devemos nossa maior herança: um grande País, rico em recursos naturais, pátria de uma nação unida por uma cultura e um idioma.

Desde jovem, destacou-se por seus feitos notáveis e foi considerado herói em diversas ocasiões. Recebeu o comando de um navio aos 18 anos de idade, salvou prisioneiros do Brasil do cativeiro argentino, tomando com eles o navio inimigo que os transportava; participou de vários combates no mar e portou-se como cavalheiro nas vitórias; realizou dois salvamentos importantes, o de tripulantes e passageiros do navio Ocean Monarch, que se incendiara e o da Nau Vasco da Gama, desarvorada em uma tempestade na entrada da barra do Rio de Janeiro e, como Almirante, comandou a Força Naval Brasileira em Operações de Guerra em duas campanhas: Campanha Oriental e Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.

Propostas de atividades para 2022

As atividades do Grêmio serão planejadas e coordenadas por sua diretoria, mediante aprovação e supervisão do Comando do CMBH, balizadas pelas seguintes condicionantes:

1) Estarem relacionadas à Marinha do Brasil e aos seus valores;
2) Estarem alinhadas às orientações didático-pedagógicas da DEPA; e
3) Não interferirem no cumprimento de atividades obrigatórias do colégio.

Atividades a serem desenvolvidas pelos integrantes do Grêmio da Marinha:

a. Visitas à Capitania Fluvial de Minas Gerais de Belo Horizonte, para conhecimento das atividades desempenhadas pelos militares dessas OM;
b. Realização de atividades de montanhismo - escalada, rapel e Pista de Treinamento de Montanhismo - a ser conduzida pela Seção de Montanha do 12º BIL (Mth);
c. Realização de concurso de redação, tendo com tema principal o Dia da Batalha Naval do Riachuelo;
d. Elaboração de textos alusivos para leitura em formatura geral nas datas comemorativas da Marinha do Brasil;
e. Montagem de estandes temáticos em exposições e em datas comemorativas.


Orientadora do Grêmio
2SG Priscila

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página