Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matrícula no CM
Início do conteúdo da página

Matrícula no CM

Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 09h50

As matrículas nos Colégios Militares (CM) são reguladas pelo RCM (Regulamento dos Colégios Militares), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.7142, de 5 de abril de 2022.

No caso de dependentes não amparados pelo RCM, o acesso à matrícula no CM só poderá ser realizado mediante aprovação em concurso anual, regulado pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), por intermédio das Instruções Reguladoras do Concurso de Admissão e da Matrícula nos CM (IRCAM/CM). As inscrições são divulgadas no site do CMBH (www.cmbh.eb.mil.br), geralmente a partir do mês de JULHO, com a disponibilização do Manual do Candidato. Clique aqui para acessar a última edição do Manual do Candidato.

O militar enquadrado em alguma das condicionantes previstas no Art 53 do RCM, que queira habilitar seu dependente à matrícula no CM, deverá enviar correspondência ao CMBH solicitando reserva de vaga, conforme modelos disponibilizados no ícone Matrícula/Amparados.

O CMBH acusará o recebimento da solicitação de reserva de vaga, emitindo documento que orientará os procedimentos a serem adotados para a pretensa matrícula.

Salientamos aos Srs Militares Responsáveis que, embora o RCM ampare a matrícula no CM, as vagas são limitadas à capacidade física, à disponibilidade de materiais e de recursos humanos do Colégio, conforme previsto no mesmo regulamento, ressaltando que a solicitação/resposta referente à reserva de vaga, NÃO garante o direito à matrícula.

 

Fim do conteúdo da página