Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Símbolos
Início do conteúdo da página

Símbolos

Última atualização em Domingo, 23 de Janeiro de 2022, 15h43

O ESTANDARTE HISTÓRICO

Símbolo de destaque e honra, o Estandarte Histórico destina-se a homenagear diversos locais e ocasiões de extrema importância para a história de nossa nação. O decreto nº 23.262, de 21 de outubro de 1933, institui o Estandarte Histórico do Sistema Colégio Militar do Brasil, de fundo azul-turquesa, indicando majestade e realeza, apresentando faixas amarelas e verdes. Representando a vitória e o sangue dos heróis da Guerra da Tríplice Aliança, há no seu centro uma estrela vermelha de cinco pontas, com a imagem de um castelo em seu centro. Ainda, o Estandarte contém o nome do CMBH em franjas cor de ouro. Em solenidade anual, o ilustre símbolo é entregue ao Porta-Estandarte, Capitão-Aluno do corrente ano, que será o responsável por apresentar o Estandarte nas formaturas em que sua presença se fizer necessária. De extrema importância para a presente Instituição, o Estandarte é digno de admiração, carregando consigo valores, sonhos e metas aonde for apresentado, incitando orgulho e respeito àqueles que fazem parte da Família Garança.

A CANÇÃO DO CMBH

O autor da canção do Colégio Militar de Belo Horizonte, o Coronel Marcelo Álvaro de Souza, aborda em sua canção os valores que são ensinados no CMBH e explicita a responsabilidade que se espera dos alunos que fazem parte do Sistema Colégio Militar do Brasil. O primeiro verso da canção refere-se à grandeza das montanhas de Minas Gerais e a importância do Colégio. Em seguida são ressaltados os valores do CMBH "Educação, Cultura e Saber" e a importância do seu ensino, visto que é exemplo para todo o Brasil. Já o terceiro verso é dedicado à missão do Colégio e ao amor pela pátria, despertado em seus alunos. A canção do Colégio Militar de Belo Horizonte é de grande importância para os alunos, pois incentiva aos estudantes a exaltar o amor que devemos ter pela Instituição e pela nossa Pátria.

A BOINA GARANÇA

A boina garança é a marca registrada e símbolo dos Colégios Militares. Ela tem a função de um chapéu, sendo achatada e de copa arredondada, feita de lã e que acompanha um distintivo de estrela. O termo garança deriva do francês “garance”, que significa vermelho, sendo a cor mais utilizada nos uniformes franceses da época Napoleônica. A boina é tão importante que é realizada uma cerimônia para sua entrega que simboliza a incorporação do aluno ao Colégio Militar. A boina não é apenas um complemento para o uniforme, ela simboliza união, amizade, respeito, camaradagem, disciplina, dedicação e conhecimento. Quando entramos no Colégio, ficamos muito ansiosos para vestir a farda e usar a boina e ficar uniformizados como os alunos veteranos.

 

A SAUDAÇÃO ESCOLAR

O ato de bradar traz consigo um sentido que vai muito além das palavras. Durante o brado, uma sequência de palavras consegue promover a união de um conjunto de alunos, independentemente das diferenças entre eles, além de transmitir um sentimento de orgulho e companheirismo.

“E ao colégio, tudo ou nada? Tudo! Então como é? Como é que é?

Zum zaravalho opum, Zarapim Zoqué, o qué qué, o qué qué, Zum!

Pinguilim, Pinguilim, Pinguilim Zunga, Zunga, Zunga

Cate Marimbau, Cate Marimbau, Eixau, Eixau. COLÉGIO!”

Não se tem certeza a respeito do surgimento do brado do Colégio Militar, porém, há indícios que possa estar relacionado ao combatente Henrique Zaravalho que lutou na guerra do Paraguai. O brado é algo importante no dia a dia dos alunos, momento no qual colocamos todas as nossas forças, energia e sentimentos positivos para entoar nosso “grito de guerra”. 

O ALAMAR

O Colégio Militar de Belo Horizonte é reconhecido por ser uma das melhores instituições de ensino do país, com seus alunos obtendo excelentes resultados em concursos. Isso se deve ao trabalho incessante de três partes: a escola, o aluno e a família do estudante. O CMBH oferece excelentes professores que ministram muito bem os conteúdos para os discentes. Os alunos fazem as tarefas passadas pelos professores e estudam para as avaliações, com o intuito de absorver o conteúdo e conquistar o melhor resultado possível. A família do estudante é responsável pela compra dos materiais escolares, pelo transporte à escola e apoiar o aluno em seus estudos. Com o objetivo de incentivar os alunos em seus estudos, o CMBH possui uma condecoração chamada de Alamar, concedida aos alunos que conseguirem notas superiores a 8,0 em todas as matérias. O Alamar é concedido aos alunos a partir do 8° ano do Ensino Fundamental, sendo formado por três cordas; duas vermelhas e uma cáqui, é usado no ombro esquerdo do uniforme. O Alamar também contribui para a valorização dos alunos que se dedicaram aos seus estudos e incentiva aos demais, visto que os estudantes agraciados com esta honraria são vistos como exemplo para seus colegas.

O JURAMENTO DO ALUNO

O juramento do aluno tem o objetivo de explicitar os deveres inerentes aos alunos do Colégio Militar tais como: responsabilidade, lealdade, respeito, honestidade, organização e dedicação aos estudos. Portanto, o juramento traduz a essência do que é ser aluno do Sistema Colégio Militar do Brasil. Com o juramento externamos nossa dedicação, respeito e virtudes morais com todos os integrantes do nosso Colégio e familiares. Compreendemos os nossos deveres, direitos e responsabilidades. Assim, o juramento traduz que a nossa educação é pautada numa filosofia que nos ensina a nunca desistir e fazer sempre o melhor para nós e para a nossa sociedade.

Fim do conteúdo da página